quarta-feira, 20 de julho de 2011

As Cruzadas e as Cavalhadas

As Cavalhadas surgiram na Península Ibérica ( Europa ), onde floresceram as lutas travadas entre Mouros e Cristãos. No século VIII, os muçulmanos invadiram a Península Ibérica. Já em 718 aconteceu a revolta em Pelágio que marcou o processo da reconquista. Esse processo durou oito longos séculos. A retomada dos territórios na Península Ibérica pelos cristãos ocorreu no seculo XV. A reconquista desenvolveu  as guerras entre  duas religiões: Cristianismo e Islamismo. 

 Cavaleiros Medievais das Cruzadas 

A Espanha criou uma Literatura de Cavalaria cheia de símbolos que representavam as lutas do Cristianismo espanhol contra os Mouros infiéis e hereges. Em torno de Carlos Magno montou-se a encenação das lutas entre Mouros e Cristãos.




Coroação do Imperador Carlos Magno em 800

Por toda a Europa, as Cavalhadas adaptaram-se ao contexto cultural dos países, mantendo os jogos cavalheirescos, os torneios, as fantasias, as mascaras e o teor religioso.

Como as Cavalhadas chegaram ao Brasil?

 As Cavalhadas chegaram ao Brasil no inicio da colonização por decreto do Rei de Portugal D. João VI


As Cavalhadas em Pilar de Goiás

As Cavalhadas em Pilar de Goiás acontece desde o século XVIII. O Historiador Zoroastro Artiaga em pesquisas sobre as festas populares comenta o brilho das Cavalhadas de Pilar, realizadas em 1746. Há muitos anos continua-se  em Pilar de Goiás, a representação do Memorial da Batalha do Imperador Carlos Magno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário